Dedetizadora Dedetização de baratas ligue:
São Paulo 11 5579-9000 - Campinas 19 2511-4947 - Região Oeste 11 4619-5371 - ABC 11 4269-0202 - Osasco 11 3654-3701

Dedetizadora de baratas

Comportamento das baratas

Insetos de hábitos noturnos, as baratas se reproduzem, se alimentam e sobrevivem em ambientes escuros e úmidos. Quando uma barata é vista transitando num ambiente durante o dia, é sinal de que há uma grande infestação.
Baratas mortas e ovos (conhecidos como ocaça) visíveis por trás de móveis, espaços entre livros e outros esconderijos indicam a presença do inseto nos imóveis.
Os abrigos preferidos das baratas são motores de máquinas e equipamentos, câmaras frigoríficas, interior de armários, pias, fogões, frestas nos pisos e paredes, ralos, caixas de esgoto, debaixo de tapetes, sob papel de parede e em locais onde se armazenam entulhos e materiais sem uso.

Dependendo da espécie, baratas podem viver em um mesmo ambiente por alguns meses ou anos.

Baratas são nojentas!

A presença de fezes em maior ou menor escala é um forte indicador do grau de infestação. Baratas pequenas baratas produzem excrementos semelhantes a pó de café ou pimenta preta. Já as fezes das espécies maiores tem formato cilíndrico.
Baratas exalam odores desagradáveis. Um cheiro oleoso, semelhante a mofo pode ser percebido nos ambientes onde há infestações.
Quando é esmagada, a barata expele uma massa branca. É gordura que além de proteger seus órgãos, permite que o inseto fique sem comer por muitos dias.

Diferentes espécies e tamanhos

Insetos com seis pernas, duas antenas, alguns com asas, mas nem todas as baratas podem voar. A maioria, usa as asas para estabilizar saltos. Baratas podem medir entre 3 e mais de 50mm de comprimento e as espécies tropicais tendem a ser maiores que as encontradas em outras localidades do planeta.
A Blattella germanica (baratinha alemã ou paulistinha) é presença constante nas cozinhas, despensas, fornos, coifas, pias, embalagens e outros locais onde há restos de comida e outras fontes de alimentação, onde se reproduzem rapidamente.
Blatella orientalis (barata oriental), tem hábitos domésticos, cores marrom ou negra. Dispõe de um par de asas e medem entre 18 e 29mm de comprimento.
Periplaneta americana, também chamada barata voadora, é um inseto de tamanho médio que se abriga especialmente onde se armazena lixo, cemitérios, bueiros, galerias de esgoto, caixas de gordura, fossas e outros locais semelhantes. Sua capacidade de voar, causa medo e nojo para muitas pessoas.
Periplaneta australasiae, originária da África, mede cerca de 35mm, tem antenas longas, pernas pontiagudas, cores acastanhadas ou avermelhadas e listas amarelas no tórax.
Gromphadorhina portentosa, a barata silvestre de Madagascar, é uma espécie cuja maior curiosidade é a capacidade de produzir sons (ou chilrear).
Periplaneta fuliginosa, ou barata marrom fuligem, é parente da Periplaneta americana. Se diferencia especialmente por ter cor marrom, semelhante a cor de café ou cor de fuligem.
Macropanesthia rhinoceros, a conhecida barata-rinoceronte, é um dos maiores insetos desta espécie. Nativa da Austrália, não é considerada praga urbana.

Riscos para a saúde humana

Insetos e pragas urbanas em geral transmitem inúmeras doenças para o homem. Baratas se abrigam preferencialmente onde há oferta de resíduos de alimentos e podem contaminá-los com patologias nocivas. Comem de tudo, desde vegetais, células mortas de pele, lixo e até fezes. Cozinhas de residências, bares, restaurantes e locais de armazenagem são sujeitos a presença destes insetos e merecem atenção especial na dedetização.

Restrição de acessos das baratas aos ambientes domésticos

Rachaduras, frestas e fendas em portas, janelas, pisos e paredes, dutos de ventilação, tubos de esgoto e de drenagem são caminhos usados pelas baratas para se abrigar nos ambientes. Mas elas podem também ser conduzidas para o interior dos imóveis em sacolas de compras, caixas, bolsas, móveis e máquinas.

Condições favoráveis a infestações

A oferta do tripé biológico alimento, abrigo e água formam as condições ideais para que as baratas se reproduzam e multipliquem sua presença nas edificações.
Em razão de seus hábitos noturnos, quando uma barata é vista num ambiente, durante o dia, muitas outras podem estar abrigadas em esconderijos. Seus ovos são postos em locais de difícil acesso e naturalmente protegidos contra muitos.
O controle eficaz de infestações exige equipamentos, materiais formulações e profissionais especializados.

Prevenção

Entre as medidas preventivas, a mais eficaz é a manutenção da limpeza do ambiente. Restos de alimentos em pratos e panelas devem ser limpos antes de ser lavados. Retire o lixo da cozinha diariamente e nunca deixe alimentos fora da geladeira. Encanamentos defeituosos e vazamentos de esgoto são potenciais criadouros para baratas. Tampe furos, fendas e rachaduras em tetos, pisos, paredes portas e janelas. A qualquer sinal de infestação de chame imediatamente um profissional especializado para dedetizar o local.

Baratas mordem

Insetos onívoros, as baratas comem vegetais e outros de alimentos, inclusive carne de seres vivos ou mortos. Quando a superpopulação de insetos alcança níveis descontrolados, os alimentos se tornam limitados. Então, as baratas são forçadas a procurar outras fontes de consumo. Além de irritação, lesões e inchaço, mordidas em seres vivos podem causar ferimentos e infecções.

Sobrevivência a explosão nuclear, é mito

A crença de que as baratas sobreviveriam a uma explosão nuclear, é mito. Na verdade elas pode suportar até 10 vezes mais radiação do que outros seres vivos, mas não sobreviveriam a uma explosão nuclear. Porém, não resistem a uma dedetização executada com eficiência.

Baratas sobreviver sem cabeça, também é mito

Outro mito um tanto macabro seria a capacidade das baratas de sobreviver sem cabeça por alguns dias. Elas respiram por pequenos orifícios em seu corpo e não precisam da cabeça para respirar. Mas sem cabeça, sobrevivem por um curto período. A maioria vive até um mês sem comida. No entanto, se não beber água, morrem rapidamente por desidratação.

Grandes ou pequenas, baratas sempre causam problemas

Não importa o tamanho da barata. Maior ou menor, barata são portadoras de patologias capazes de causar doenças mortais aos homens e animais.

Se mantiver a casa limpa, estarei a salvo das baratas?

Baratas entram também em casas limpas, dependendo da oferta de abrigo, fontes de água e alimentos. Portanto, não basta manter a casa limpa. Também é preciso evitar fissuras, frestas e outros pontos abertos que permitam a entrada de insetos no interior das construções.

Beberrões: baratas também gostam de cerveja

E não é porque gostam e se divertir entre as amigas. Baratas parecem gostar de bebidas alcoólicas (inclusive cerveja) e outros líquidos que contenham algum teor de açúcar.

Existe algum lugar no planeta onde não há baratas?

Apesar de se adaptarem na maioria dos ambientes em todos os continentes, a Antártica é o único lugar que não lhes oferece condições de sobrevivência.

Porque baratas são tão velozes?

Baratas se movem a de mais de três milhas por hora, uma velocidade espantosa para seu tamanho. Mesmo uma ninfa (filhote), correr próximo dessa velocidade.

Dedetização é a melhor solução para problemas com baratas

Se você notar uma infestação de baratas em sua casa, escritório, comércio ou indústria, entre em contato com a KS Dedetizadora de Baratas e solicite a visita de um profissional especialista em controle de pragas. Ele vai realizar uma minuciosa inspeção e aplicar a metodologia ideal para o total extermínio das baratas abrigadas nos ambientes. Ligue: 11 5579-9000, 24 horas.
Os serviços da KS Dedetizadora de Baratas são executados por profissionais qualificados, equipamentos modernos e dentro das normas ambientais que permitem a segurança e eficiência no local dedetizado.
A estrutura da dedetizadora Baratas permite a cobertura total do local dedetizado para que o controle de baratas em área urbana ou rural seja realizado de modo eficaz.
Cada tipo de espécie e grau de infestação exige uma ação direcionada, bem como inseticidas e manejo adequados dos equipamentos e meios físicos.

Métodos eficientes e seguros para dedetizar baratas

Gel: controle de baratas e formigas por meio de formulações químicas de grande feito residual, sem cheiro e sem a necessidade de desocupar o local.

Pulverização: utilizado através da aspersão de inseticidas em redes de esgoto, ralos eliminando e demais locais que permitam o acesso a abrigo, água e alimentos, bloqueando a ocupação de potenciais esconderijos.
A pulverização também método é utilizada para dedetizar todos insetos aéreos e rasteiros.

Dedetizadora de baratas

Tipos de baratas

Dedetização de baratas Oriental
Dedetização de baratas americana
Dedetização de baratas australiana
Dedetização de baratas fuliginosa
Dedetização de baratas d'água
Dedetização de baratas da bananeira
Dedetização de baratas do mato
Dedetização de baratas vermelha